O grito estava preso na garganta. Não foi de ouro, mas a medalha veio. O Rio de Janeiro Power Soccer conquistou o 3º lugar na APFC Libertadores das Américas 2022! A competição foi realizada na Argentina, nos dias 16 e 17 de novembro. Foi uma conquista inédita para o clube que participou pela quinta vez da competição mais tradicional das
Américas. Na última edição, em 2018, o RJPS ficou em 7º lugar.

Foi um torneio duríssimo. Na primeira fase, o Rio de Janeiro passou em segundo lugar do grupo, após uma vitória por 2 a 0 contra o Hurucan de Carrasco (URU) e um empate de 1 a 1 contra um dos times anfitriões, Los Titanes de Córdoba (ARG). Neste primeiro dia de competição, Lucas Dutra Fernandes foi o autor dos dois gols do primeiro jogo e Bernardo Borges foi quem abriu o placar do segundo jogo, que infelizmente, terminou em empate e perdemos nos pênaltis. Na penalidade máxima, convertemos cinco dos sete chutes e nosso goleiro, Pedrinho, fez uma defesa espetacular.

No outro grupo, o Tigres de Pacheco (ARG) garantiu a liderança sem sustos após duas vitórias, seguido de Deportivo Montevideo (URU), e fechando o grupo, estava o Fortaleza PS, o segundo representante do Brasil na competição.

Com esta configuração, o Rio de Janeiro Power Soccer enfrentou o Tigres em uma das semifinais. O jogo foi duro, começamos perdendo e conseguimos virar o placar para 2 a 1 em menos de quatro minutos entre o primeiro e o segundo gol, carimbados pelos Rafael Lellis e o Bernardo Borges, respectivamente. Mas, o empate veio e numa falta no último lance do jogo, o Tigres converteu, fechando o placar em 3 a 2, tirando nossa chance de título.

No entanto, o pódio era uma meta sem negociação para os jogadores do Rio de Janeiro. Foi com essa vontade, com sangue nos olhos e o grito entalado que entramos em quadra para a disputa do bronze. O jogo foi difícil mais uma vez. Na verdade, não teve jogo fácil e mesmo com o placar de 2 a 0 a nosso favor foi tensão até o final. Do outro tinha os Los Titanes de Córdoba, para quem perdemos nos pênaltis na primeira fase. Os dois gols foram de Lucas Dutra Fernandes.

Lucas Disputa bola
No outro grupo, o Tigres de Pacheco (ARG) garantiu a liderança sem sustos após duas vitórias, seguido de Deportivo Montevideo (URU), e fechando o grupo, estava o Fortaleza PS, o segundo representante do Brasil na competição.

Um dia após a conquista da medalha de bronze na Libertadores, o clube celebrou outra conquista. Lucas Dutra foi eleito o MVP da Copa Sul-Americana, competição em que outros dois atletas do RJPS também estavam convocados para a seleção brasileira: Bernardo Borges e Pedro Henrique.
Confira aqui o VT dos Jogos:
Dia 16/11/12
Hurucan 0 x 2 RJPS
RJPS 1 x 1 Los Titanes
Dia 17/11/22
Semifinal: Tigres 3 x 2 RJPS Disputa do 3º lugar: Los Titanes 0 x 2 RJPS


Veja a matéria que saiu na Agência Brasil sobre o histórico do RJPS na Libertadores.
A delegação do RJPS foi composta por sete jogadores e quatro membros da Comissão
Técnica (CT). Entre os jogadores foram convocados Bernardo Borges, Daniel Vizeu, Evelyn
Spangemberg, Lucas Dutra Fernandes, Jerônimo Eichler, Pedro Henrique e Rafael Lellis. A
CT foi formada pelos técnicos Jaime Torres, que também é Diretor de Esportes do clube, e
Abel Martins e dois staffs: Luiz Motta e Diego Carvalho.
Agradecemos o carinho e o apoio dos nossos patrocinadores: Fundação e Assim Saúde.