Ganhar um título é muito bom. Ganhar um título inédito é ainda melhor! O Rio de Janeiro Power Soccer conquistou no último dia 17 o pentacampeonato brasileiro de futebol em cadeira de rodas. A competição organizada pela ABFC (Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas) foi realizada na Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), durante dois dias, com a participação de quatro equipes: Blue Angels, Fortaleza, Novo Ser e Rio de Janeiro Power Soccer.

Com esse resultado, o RJPS se torna a única equipe brasileira a conquistar cinco títulos nacionais, sendo quatro deles consecutivamente. Desde a criação do clube, em fevereiro de 2014, o Rio Power Soccer esteve presente em todos os Brasileiros e só ficou sem o título duas vezes. As vitórias vieram nos anos de 2014, 2017, 2018, 2019 e, agora, 2022 – não houve torneio em 2020 e 2021 devido à pandemia.

Além do título coletivo, o time teve mais duas conquistas individuais: Daniel Vizeu foi eleito o goleiro menos vazado. Revezando na posição com Pedrinho, esse troféu poderia ser compartilhado entre eles, pois ambos dividiram a missão de fechar o gol nos quatro jogos disputados. O RJPS foi o único time que não levou um gol sequer durante toda a competição.

Se de um lado da quadra, os goleiros tiveram pouco trabalho, do outro, Lucas Dutra marcou 14 dos 35 gols feitos pelo Rio de Janeiro, que, em novembro deste ano, também foi eleito o MVP da Libertadores das Américas, quando conquistou o inédito terceiro lugar da competição continental.

Confira os placares de cada jogo, basta clicar nos links abaixo para assistir a cada partida, no Facebook do RJPS:

1ª fase:

RJPS 20 x 0 Blue Angels

Fortaleza 0 x 5 RJPS

RJPS 5 x 0 Novo Ser

Final:

RJPS 5 x 0 Fortaleza

A delegação do RJPS foi composta por nove jogadores e cinco membros da Comissão Técnica (CT). Entre os jogadores foram convocados Bernardo Borges, Daniel Vizeu, Evelyn Spangemberg, Igor Barcellos, Lucas Dutra Fernandes, Jerônimo Eichler, Pedro Henrique, Renato Santana e Rafael Lellis. A CT foi formada pelos técnicos Jaime Torres, que também é Diretor de Esportes do clube, Abel Martins e Felipe Jacovazzo, além de dois staffs: Luiz Motta e Diego Carvalho. Remotamente, o estatístico Paulo Lopes acompanhou as partidas para coleta de dados.

O Rio de Janeiro Power Soccer é patrocinado pela Assim Saúde e tem a parceria da Marinha do Brasil, por meio do Projeto João do Pulo, com a cessão da quadra poliesportiva do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) para treinamento.