Com times de Rio de Janeiro, São Paulo e da Argentina, o torneio de bocha idealizado pela técnica do RJPS inspirou até a criação de canal de Youtube sobre a modalidade

Estar conectado às ferramentas disponíveis na internet foi uma solução tão comum para conseguir passar da melhor forma possível pelo isolamento social indicado pelas autoridades de saúde por conta da pandemia da Covid-19. Com calendários de competições suspensos desde março de 2020, os treinos migraram para o virtual e o Rio de Janeiro Power Soccer (RJPS) realizou três edições do Boccia Battle.

A terceira e última edição, a Libertadores, foi realizada durante o mês de novembro de 2020 com a participação do São Jerónimo, clube de Mar del Plata, na Argentina, do SDPB-Barueri e da ADD Bocha, ambos de São Paulo. Antes desta edição, o RJPS organizou outras duas edições, a primeira só com atletas do clube e devido a este sucesso, o segundo torneio foi triangular com o times da São Paulo.

Ao todo, foram quase três meses de competições com cerca de 40 atletas envolvidos. A idealizadora, Melissa Macedo, técnica da classe BC3 do Rio Power Soccer, acredita que todo mundo, em algum momento, ficou um pouco mais pra baixo. Efeitos do isolamento e de tantas incertezas, né?! E, em meio a tudo isso, a realização das três edições aproximou os atletas, os
conectou e manteve relações sociais mesmo à distância.

Saiba como foi o retorno dos treinos presenciais da bocha

“Pensamos que o período de pandemia seria curto, mas lá se vão onze meses em casa. Todo esse tempo nos mostra que se fez necessário investirmos na relação com outro, mesmo que seja virtualmente e os torneios auxiliaram nessa conexão. A segunda e a terceira edições ainda
permitiram que os atletas tivessem que lidar com a cultura de outras pessoas – ainda por cima desafio de se comunicar em outro idioma com os argentinos”, comenta.

Inspiração vai além dos atletas

Leonardo Moura, técnico de bocha da Associação Mineira do Paradesporto, viu na iniciativa do Rio de Janeiro Power Soccer uma inspiração para criar um canal no Youtube só sobre bocha paralímpica. Assim, durante a pandemia nasceu o Iniciativa Bochadores (um trocadilho com Iniciativa Vingadores). Todas as sextas-feiras, às 19h, sobe um novo vídeo no canal que deu um espaço enorme para a cobertura da Libertadores Boccia Battle.
“Conheci o aplicativo pelo grupo de técnicos de bocha de todo o país (o mesmo onde a idealizadora do torneio também tomou conhecimento). Cheguei a sugerir para professores que trabalham comigo, mas não avançou. Quando vi que a iniciativa do Rio deu tão certo, não pensei duas vezes em criar um canal para incentivar a bocha, seja de forma presencial ou virtual”, revela Léo.

Confira a classificação final:

Série Champions

Medalha de Ouro

Igor Barcellos (RJPS) e Jefferson Oliveira (ADD)

Lucas Dutra (RJPS)

Daniel Vizeu (RJPS)

Série Premier

Joaquim Duran (San Jerónimo)

Joaquim Silva (RJPS)

Pedro Henrique (RJPS)

Série President

Elizabete Moreira (Barueri)

Ronan Dias (Barueri)

Caio Martins (ADD)