Duas dessas vagas foram garantidas na Seletiva, realizada no dia 9/10, na Arena da Juventude, em Deodoro (RJ)

Depois de quase dois anos sem entrar em quadra, no último fim de semana, 9 de outubro, os atletas de bocha do Rio de Janeiro Power Soccer participaram da Seletiva Leste de bocha, realizada pela Ande(Associação Nacional de Desportos para Deficientes), na Arena da Juventude, uma das instalações dos Jogos Rio 2016 em Deodoro. Dos quatro
participantes, dois conquistaram vaga para o Campeonato Brasileiro, que será realizado no fim deste mês, em Joinville (SC).

O clube terá representante em três das quatro classes da modalidade. Alan Daniel, pela BC1, e Lucas Fernandes Dutra, pela BC3, ficaram em primeiro lugar na Seletiva e Lucas Araújo, pela BC2, já tinha vaga garantida pelos resultados no último torneio nacional. A regra da competição era de que apenas o primeiro colocado das classes BC1, BC2 e BC4 e
os dois melhores atletas da BC3 garantiriam vagas para o Brasileiro Masculino.

O estreante em competições de bocha, Alan Daniel, quer repetir o 1º lugar no pódio no Brasileiro. “Competi com atletas que também estavam iniciando, mas com gente mais experiente do que eu. E eu ganhei. Apesar de já ter vivenciado o ambiente de competição com o futebol em cadeira de rodas, não nego que na bocha é tudo novo pra mim. Eu adorei tudo e mesmo não achando fácil, também não foi difícil. Agora é rumo ao Brasileiro para ser campeão”, confidência Alan.

A técnica das classes BC1 e BC2, Jullyana Alencar, destaca os benefícios que os treinos de bocha trouxeram para o Alan. “Ele comenta que ganhou mais força física, que tem conseguido fazer movimentos que nunca tinha conseguido e até um investimento em fisioterapia ele está fazendo. Tudo isso se refletiu na quadra”, conta a técnica com orgulho. E emenda: “estou muito satisfeita com o trabalho realizado com os meninos. Mesmo com a pandemia, a gente conseguiu manter o grupo unido com contato diário no whatsapp e treinamentos semanais. Com o retorno presencial, deu pra ver como eles estavam ansiosos para viver uma competição. Com a confirmação do calendário, a motivação só melhorou”.

O segundo atleta que garantiu vaga na Seletiva Leste foi Lucas Fernandes Dutra. O atual campeão escolar fluminense pela classe BC3 agora também é o melhor atleta entre os profissionais. “Fizemos jogos muito consistentes e eu fiquei invicto. Tô muito feliz pelo resultado e por ter conseguido a classificação para o Brasileiro. Treinamos muito e eu estou animado para voltar à quadra em poucos dias”, afirma Lucas.


Na Seletiva, o clube esteve representado por quatro atletas, três deles era a primeira vez que disputavam um campeonato de bocha. “Dos quatro, dois garantiram a vaga para o Brasileiro. Mesmo em casa durante o ano de 2020 e parte de 2021 não paramos e essas conquistas são frutos de uma equipe determinada. Somos um clube relativamente novo na bocha, mas com grande potencial! Todos se esforçaram muito para estarem ali e esses resultados são apenas o início do que queremos construir a longo prazo”, comenta Melissa Macedo, técnica da classe BC3.

Apesar de não ter representantes nesta competição na classe BC4, a técnica Luciana Merath esteve no torneio e viu de perto o desempenho dos atletas do Rio de Janeiro. “Eles saíram do treino e vivenciaram tudo que envolve o ambiente de competição como classificação funcional, câmara de chamada e um jogo. Tudo isso trouxe um gás a mais que eles estavam precisando”, avalia.

A próxima disputa da bocha será o Campeonato Brasileiro Masculino, de 25 a 31 de outubro, em Joinville. A competição feminina nacional, uma novidade a partir deste ano, será em Blumenau (SC), de 8 a 14 de novembro, e o RJPS também terá atletas defendendo a bandeira do time fluminense.