Por meio do Projeto João do Pulo, o Rio de Janeiro Power Soccer garantiu pelos próximos dois anos um lugar fixo de treinamento para as duas modalidades

“Já conhecemos a sinergia que a Marinha tem com os esportes olímpicos. A partir de acordos como este, o caminho de sucesso com o paralímpico ganha fôlego, abrindo muitas portas para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e atenta aos atletas com deficiência”, avalia Bruno Fernandes, Presidente do RJPS .

Os esforços para tudo isso sair do papel foram de muitas pessoas que acreditam no esporte como ferramenta de inclusão social. Do lado da Marinha, o Contra-Almirante André Moraes Ferreira, Comandante do CIAGA e o Comandante Jorge Felippe da Cruz Neto, Coordenador-Geral do Programa Forças no Esporte e do Projeto João do Pulo no CIAGA.

“A assinatura do Acordo de Cooperação entre o CIAGA e o Rio de Janeiro Power Soccer, ocorrida em 18 de Dezembro de 2020, contribuiu para facilitar os treinamentos dos atletas do RJPS, como também possibilitou a adesão do CIAGA ao Projeto João do Pulo, do Ministério da Defesa. Com o desenvolvimento deste Projeto, espera-se contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos deficientes e das pessoas em vulnerabilidade das comunidades do entorno. Esta iniciativa amplia a comunicação e visibilidade da nossa Instituição com o público em geral e contribui, indiretamente, para o desenvolvimento de uma mentalidade marítima”, afirma o Contra-Almirante André Moraes Ferreira, Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.

Após sete meses treinando apenas por videoconferência, as duas modalidades puderam voltar a ter treinos presenciais graças à segurança que o local proporciona. Confira aqui como foi o retorno da bocha e do power soccer.

O Comandante Jorge Felippe da Cruz Neto, Coordenador-Geral do Programa Forças no Esporte e do Projeto João do Pulo no CIAGA, enfatiza que a celebração deste acordo foi o que permitiu que o CIAGA desenvolvesse o Projeto João do Pulo. “A prática desportiva se reveste de um dos fatores fundamentais para que pessoas com deficiência possam sobrepujar as barreiras impostas e desenvolvam um estilo de vida fisicamente ativo. Assim, o João do Pulo surge como um diferencial na melhora geral da aptidão física de seus beneficiários, promovendo a autoestima e confiança em realizar todas as tarefas que desejarem realizar”, diz.