No último dia 25 de junho, Igor Barcelos, BC1, se consagrou o campeão do I Boccia Battle RJPS. A disputa pelo ouro foi contra Lucas Dutra, BC3. Em terceiro lugar ficou Pedro Henrique, BC3, que superou Lucas Araújo, BC2. O torneio foi realizado online, por meio de um aplicativo de celular que leva o mesmo nome da competição, durante uma semana. Quatorze atletas, divididos em quatro chaves, participaram da competição.

Atleta da seleção brasileira de bocha e o jogador da equipe de futebol em cadeira de rodas do RJPS, Igor viu essa iniciativa com bons olhos.

“o jogo mesmo sendo online é muito válido, pois além de propiciar uma maior interação entre os participantes, que nesse período estão todos em casa, faz pensar rapidamente em situações de jogo que podem aparecer nos campeonatos”, comenta.

Na briga pelo ouro estava também Lucas Dutra, campeão das Paralimpíadas Escolares 2019, competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Feliz com a prata no peito, o jogador conta que não conhecia o aplicativo e soube que ele era bem popular entre praticantes da modalidade.

“A iniciativa foi muito agregadora. Durante esse período de isolamento social, os treinos e as partidas foram momentos de muita integração entre a equipe. E ainda pude conhecer uma nova ferramenta de treino”.

Em terceiro lugar ficou Pedro Henrique. Veterano no futebol em cadeira de rodas com alguns títulos na carreira, Pedrinho começou na bocha apenas neste ano, ou seja, já soma mais treinos à distância do que presenciais, conquistou o bronze numa disputa com o atleta de seleção brasileira Lucas Araújo.

“Fiquei bastante feliz na disputa com o ‘Lucão, ele é um cara que entende muito de bocha e está sempre ensinando a gente”, afirma. E acrescenta “deu pra matar um pouco a saudade de estar participando de um campeonato”

.

Assim como os parceiros de pódio, Igor também descreve positivamente essa inédita ação do Rio de Janeiro. “Uma das principais características que notei quando entrei no clube para jogar power soccer foi essa capacidade de transformar rapidamente uma ideia em prática. Esse torneio já está servindo de exemplo e outros clubes estão se inspirando para fazer também”, revela.